Ilha dos Arvoredos – laboratório a céu aberto

 

A Ilha dos Arvoredos é um rochedo localizado a 1,6 quilômetros da Praia de Pernambuco, em Guarujá. O local inspirou o sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee, filho de imigrantes americanos que recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para fins científicos.

Na década de 1960, Fernando Eduardo Lee criou um grande laboratório para pesquisas na área de tecnologia de energias alternativas e desenvolveu soluções arquitetônicas para transformá-la em auto-sustentável em água potável. Lee dedicou boa parte de sua vida às pesquisas científicas neste local, onde desenvolveu experimentos em fauna e flora, transformando o que era antes um simples rochedo, em uma “Ilha Encantada”, ou “Shangri-Lee”, como a chamava, com diversas espécies, algumas até mesmo raras, de animais, pássaros e plantas.

A Ilha dos Arvoredos é cenário para diversas pesquisas científicas realizadas em parceria com a Unaerp, tendo sido inclusive tema de tese de doutorado sobre Modelo de Educação Ambiental visando a gestão de sustentabilidade ambiental através de metodologias ativas, e tese sobre produção de energia por meio das ondas. 

Recentemente, a Fundação Fernando Lee firmou parceria com o Instituto Nova Maré para desenvolvimento do projeto Mundo Sustentável. 

 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode