Ilha dos Arvoredos – laboratório a céu aberto

A Ilha dos Arvoredos é um rochedo localizado a 1,6 quilômetros da Praia de Pernambuco, em Guarujá. O local inspirou o sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee, filho de imigrantes americanos que recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para fins científicos.

Na década de 1960, Fernando Eduardo Lee criou um grande laboratório para pesquisas na área de tecnologia de energias alternativas e desenvolveu soluções arquitetônicas para transformá-la em auto-sustentável em água potável. Lee dedicou boa parte de sua vida às pesquisas científicas neste local, onde desenvolveu experimentos em fauna e flora, transformando o que era antes um simples rochedo, em uma “Ilha Encantada”, ou “Shangri-Lee”, como a chamava, com diversas espécies, algumas até mesmo raras, de animais, pássaros e plantas.

A Ilha dos Arvoredos é cenário para diversas pesquisas científicas realizadas em parceria com a Unaerp, tendo sido inclusive tema de tese de doutorado sobre Modelo de Educação Ambiental visando a gestão de sustentabilidade ambiental através de metodologias ativas, e tese sobre produção de energia por meio das ondas.

Recentemente, a Fundação Fernando Lee firmou parceria com o Instituto Nova Maré para desenvolvimento do projeto Mundo Sustentável, iniciativa que une a Fundação Fernando Eduardo Lee e o INMAR para ações voltadas à Ilha dos Arvoredos, transformando-a em um marco na sustentabilidade brasileira, onde, além de guardar a história do engenheiro Fernando Eduardo Lee, a ilha será uma exposição permanente do que há de melhor no mundo da sustentabilidade, em um amplo e disruptivo projeto de educação ambiental, baseado no doutorado da Profa Priscilla Bonini Ribeiro.

Recentemente, a Fundação Fernando Lee firmou parceria com o Instituto Nova Maré para desenvolvimento do projeto Mundo Sustentável, para ações voltadas à Ilha dos Arvoredos transformando-a em um marco na sustentabilidade brasileira em um amplo e disruptivo projeto de educação ambiental, baseado no doutorado da Profa Priscilla Bonini Ribeiro.

Ilha dos Arvoredos é certificada com o Selo Green Key

We are proud to be

A Ilha dos Arvoredos conquistou em janeiro/2024 o selo Green Key, principal prêmio global de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico. Com isso, é o primeiro e único atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a ter esta certificação ambiental internacional, consolidando-se ainda mais como referência mundial que promove a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O selo Green Key é um selo ambiental internacional para instalações turísticas. Desde 1994, ele tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O Programa Green Key é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para conquistar a certificação, a Ilha dos Arvoredos passou por um processo de avaliação de documentação e de seu sistema de gestão, pautado nos critérios do Green Key, além de auditoria externa, realizada no dia 23 de Dezembro de 2023, seguindo rigorosos critérios.

Temas de avaliação:

• Gestão Ambiental
  • Envolvimento da equipe
  • Informações aos clientes
  • Água
  • Limpeza
  • Resíduos
  • Energia
  • Ambiente Interno
  • Áreas verdes
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Atividades verdes
  • Administração

Ao exigir elevados padrões ambientais, o selo Green Key apresenta aos visitantes a opção de escolherem empreendimentos que efetivamente contribuem para um planeta mais sustentável.

E por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR), a Ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021, apresentando as melhores práticas para uma atração turística sustentável, compromisso agora atestado com a certificação do selo Green Key.

Mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países possuem a certificação, concedida a equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centros de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como museus, centros de visitantes e parques temáticos. E desses 4 mil selos Green Key em todo o planeta, apenas 67 são atrativos turísticos como museus, centros de visitantes e parques temáticos, e a Ilha dos Arvoredos torna-se agora o único atrativo turístico certificado que está localizado nas Américas e do Hemisfério Sul, sendo os demais concentrados na Europa e na Ásia.

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode