Curiosidades da Ilha dos Arvoredos
 
  • Distante 1,6 quilômetros da Praia de Pernambuco;
  • Inspirou o sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee, que obteve a concessão da Ilha na década de 50;
  • Grande laboratório para pesquisas na área de tecnologia de energias alternativas, autossustentável em água potável;
  • Foi transformada em uma “Ilha Encantada”, ou “Shangri-Lee”, com espécies raras de animais, pássaros e plantas.

 

 

Fênix - Pássaro Renascido

 

    Dentre as obras construídas, o destaque é o cartão de visitas da Ilha: a Fênix – um pássaro de 71 toneladas em concreto armado que serve de apoio ao guindaste, único meio de acesso à ilha pois não há ponto de atraque para barcos.

 

 

Leão - Símbolo Particular da Ilha

 

    Fernando Lee adotou como símbolo particular da ilha, seu mascote preferido: o leão. Quando vista do alto, a Ilha lembra a figura do felino, e em uma das grandes formações rochosas da ilha, que representaria a pata do leão, Fernando Lee instalou um pequeno canhão que saudava os visitantes com um disparo de pólvora seca. Várias estátuas de leões estão espalhadas por toda a ilha.

 

 

 
Planta que dá prêmio

 

    Fernando Lee introduziu diversas espécies de plantas na Ilha, dentre elas a Neumarica corúlea, uma vegetação usada na prevenção de erosão de solos e contenção de encostas. Essa experiência valeu a Fernando Lee o prêmio Hugh Hammond Bennet International, concedido pela Sociedade de Conservação do Solo dos Estados Unidos, em 1982. Pesquisas com grama da Coréia, resistente à água salgada, plantação de feijão gigante, tâmaras, cerejas das Antilhas, confréi, pinheiros de Algarve e nozes foram desenvolvidas por Lee. Trouxe também coqueiros da Malásia para ornamentar o bosque da Ilha.

 
Preservação dos Vagalumes
 

    Em 1990, o Fernando Lee tomou a iniciativa de distribuir folhetos pelas escolas da cidade do Guarujá, com o objetivo de informar que ele estava comprando vagalumes para preservar a espécie e principalmente fazer com as novas gerações tenham amor à natureza.

 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode