Os estudos científicos realizados e promovidos ao longo dos anos pela Fundação Fernando Eduardo Lee abrangem as áreas de energias alternativas, como solar, eólica e outras, piscicultura, genética vegetal, de aves e insetos. Aliando a iniciação científica à atuação junto à comunidade, os projetos de pesquisa envolvem professores pesquisadores e alunos da Unaerp visando a detecção e atuação científica para solução das questões.
Núcleo de Projetos Sociais
Núcleo de Pesquisas "Fernando Eduardo Lee"
Trata-se de um órgão da UNAERP em parceria com a Fundação Fernando Lee, de caráter científico, tendo por finalidade a produção científica e intelectual em benefício da Humanidade, inclusive com linhas de pesquisas cadastradas no CNPq, e estudos tendo como objeto a própria Ilha dos Arvoredos. O órgão também é responsável pelo evento científico Simpósio Internacional de Ciências Integradas (SICI), um dos principais do litoral paulista, e pela Revista Científica Integrada (RCI), publicação multidisciplinar que divulga pesquisas e trabalhos científicos da comunidade acadêmica do Brasil e do Exterior.
Projetos de pesquisa cadastrados (2018)
- Gestão de Sustentabilidade da Ilha dos Arvoredos
- Sustentabilidade em água de acordo com padrões de qualidade na Ilha dos Arvoredos.
- Estudo da Patologia de Concreto de Estruturas da Ilha dos Arvoredos – Guarujá, Brasil.
- Comportamento Hidráulico do solo da ilha dos Arvoredos para projeto de uma barragem.
- Unidade de Circulação de Água Marinha alimentada por sistema fotovoltaico
- Cobertura verde como sistema de reaproveitamento de água de chuva para reuso
- Revitalização e Inovação do Acervo da Memória e Pesquisas de Fernando Eduardo Lee na Ilha dos Arvoredos
Pesquisa Economia Verde
Estudos relacionados à Biotecnologia e Tecnologia Ambiental, com coleta de material para pesquisa, dentro dos conceitos de Economia Verde e manutenção da floresta e saneamento rural. O objeto de estudo é a pesquisa de organismos vivos como plantas e microorganismos, e o aproveitamento da maquinaria bioquímica desses seres vivos para a produção de enzimas e de ativos que podem ser usados na terapêutica de inúmeras doenças, e ainda, para desenvolvimento de produtos, dentre eles, pesticida verde, alimentos funcionais, produtos fitoterápicos e cosméticos, produção de mudas e sementes, entre outros.
Doutorado sobre Modelo de Educação Ambienal através de Metodologias Ativas
A pesquisadora Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro defendeu, em 2019, a tese de doutorado “Modelo de Educação Ambiental visando a gestão de sustentabilidade ambiental através de metodologias ativas da Ilha dos Arvoredos”, na área de Tecnologia Ambiental.
No estudo, foi criado um modelo de Educação Ambiental através de metodologias ativas, a partir de etapas de visitação guiada na Ilha dos Arvoredos, com desenvolvimento de aplicativo para celular, e a elaboração de kits para as análises químicas do solo e da água. O objetivo é propiciar aos visitantes/educandos uma experiência única de aprendizagem, potencializando o aprendizado de maneira mais dinâmica, estimulando aos visitantes/educandos a serem protagonistas neste processo.
Projeto Mundo Sustentável
Placas Solares
O Pesquisador Prof. Dr. Engenharia Elétrica Mario Kawano da Poli da Poli-USP, fez a instalação das placas solares na Ilha dos Arvoredos. Foram instalados 3 placas solares, gerando uma autonomia de 540 W, geração de energia limpa/renovável, totalmente isenta de poluição e ruídos.
Geração de Energia Elétrica por Ondas Marinhas
Acervo Fernando Lee
O Projeto Acervo Fernando Lee, tem como finalidade resgatar toda a documentação pessoal do cientista, composta por fotos, slides, filmes de 16 milímetros e documentos que mostram a construção da Ilha. Esses materiais depois de limpos, identificados, catalogados e indexados, formam o acervo do museu sobre a história da Ilha e da vida de Fernando Lee.